Lisboa está ‘nas bocas do Mundo’ e, esta terça-feira, foi a vez do The Independent descrever como a cidade se está a tornar atrativa para a geração de ‘millennials’. O jornal britânico descreve como freelancers e trabalhadores em áreas digitais, com flexibilidade para trabalhar a partir de qualquer local, estão a transformar Lisboa num hub.
“Bem-vindos à ‘gig’ economia”, escreve o jornal. “Lisboa tem sido a cidade europeia por excelência desde há algum tempo; a nova Barcelona, se quiser”. E enumera as razões: um clima subtropical, o custo de vida baixo, o número de bares e restaurantes e o acesso fácil às praias algarvias.
Contudo, realça que os millennials não escolhem a capital portuguesa apenas como destino de férias: “Eles estão a mudar-se, e estão a fazê-lo em massa”.
“Então por quê viver numa cidade como Londres – onde o arrendamento é muito caro e o clima uniformemente cinzento – quando se poderia reduzir para metade o custo de vida e acordar todas as manhãs com céus ensolarados?”, pergunta o jornal.
Realça que o número de cidadãos estrangeiros tem aumentado mas não tem agradado a todos os setores e aponta as queixas das associações de moradores que procuram proteger os interesses locais.
“O distrito de Alfama está no centro da nova mudança cultural de Lisboa; mas nem todos estão felizes por isso”, frisa.
“Se há uma coisa certa, é que se pode esperar que muitos profissionais mais jovens, geograficamente flexíveis, reservem vôos para Lisboa em breve. Se a cidade será capaz de acompanhar a taxa de mudança é outra questão”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com