[weglot_switcher]

EUA à beira de reconhecer Jerusalém como capital de Israel

Donald Trump poderá anunciar já na próxima terça-feira a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a nova capital de Israel, avança a CNN, citando fontes norte-americanas com conhecimento direto do processo e diplomatas estrangeiros.
2 Dezembro 2017, 11h09

O anúncio é há muito ansiado por Israel, mas funcionará como uma bomba junto da nação Palestina, fazendo aumentar a tensão no Médio-Oriente. A incerteza da data é, em rigor, o único dado não conhecido, uma vez que se sabe ser essa a intenção de Donald Trump, que ainda candidato à Casa Branca anunciou a intenção de mudar a capital de Telaviv para Jerusalém.

“O presidente sempre disse que é questão de quando, e não se. O presidente ainda está considerando opções e não temos nada para anunciar”, disse um porta-voz da Casa Branca, à CNN.

Há quem acredite que, apesar de tudo, Trump tentará suavizar o anúncio para os palestinianos, falando em Jerusalém Ocidental e não apenas Jerusalém como a capital de Israel, em oposição à parte oriental da cidade, que os palestinianos reivindicam como sua capital.

O estatuto de Jerusalém é uma das questões centrais do conflito entre Israel e a Palestina. A cidade é considerada sagrada por judeus, muçulmanos e cristãos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.