Fernando Medina defendeu a importância da descentralização e do poder local, menos de uma semana depois de ter vencido as eleições autárquicas na capital. No discurso de comemoração da Implantação da República, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa pediu esta quinta-feira à Assembleia da República que acelere o processo até ao final do ano.
“Agora que se iniciam os novos mandatos autárquicos, é essencial que a Assembleia da República conclua, em definitivo, com sentido de urgência, até ao final deste ano, o processo de descentralização”, afirmou. “Só assim os municípios terão capacidade de se adaptar às novas competências e de promover resultados efetivos junto das populações”.
Medina disse ainda que “o poder local tem sido o fusível da democracia portuguesa” e que tem travado a entrada do populismo. Assim, falhar esse reforço poderá defraudar “as legítimas expetativas dos portugueses quanto à melhoria dos serviços públicos”, disse.
“Em Lisboa, temos o conhecimento, os recursos financeiros e acima de tudo a vontade política para assumirmos novas responsabilidades, com a confiança de quem quer avançar e de quem sabe que irá ser vir melhor as populações, com a responsabilidade de sermos a cidade capital do país”, acrescentou o presidente da Câmara de Lisboa.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com