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Redes sociais são obrigação para criação de marcas

Especialista brasileira veio a Portugal explicar a importância das redes sociais para as pessoas e para as empresas, porque se tornaram as principais formas de contacto para todos os agentes, em todos os setores.
2 Julho 2017, 12h30

As redes sociais são, hoje em dia, uma importante fonte de informação, que aproxima o consumidor das marcas e, por isso mesmo, a especialista Sandra Turchi, fundadora e administradora da Digitalents, defende que se tornou uma obrigação estar presente nestas plataformas.

“As pessoas utilizam as redes sociais não apenas para comunicarem com familiares e amigos, mas também para consumir: desde informações a diversas categorias de produtos e serviços”, diz Sandra Turchi.

Em Portugal, cerca de 51% dos consumidores utilizam as redes sociais pelo menos uma vez por semana como “fonte de notícias”, considerando que o Facebook é “a mais importante rede para encontrar, ler e partilhar informação noticiosa”, aponta o estudo ‘Digital News Report 2016’, do Reuters Institute.

Mas qual é o real impacto das redes sociais na construção de uma marca pessoal ou empresarial? Ao Jornal Económico, Sandra Turchi – que foi considerada pela revista norte-americana SMMagazine uma das profissionais de marketing mais influentes no mundo das redes sociais – afirma estas plataformas são a forma mais rápida e eficiente das marcas manterem contacto frequente com os seus stakeholders: clientes, fornecedores, accionistas, entre outros.
“É neste novo cenário que uma marca pessoal ganha ou perde relevância, principalmente no mundo corporativo”, diz, apontando que “investir em ações relevantes nestas plataformas significa manter contactos ativos e, assim, fomentar mais oportunidades de negócio”.

“As redes sociais têm um potencial enorme no sentido de propagarem a missão, a visão e os valores da empresa”, acrescenta. Mas mais do que isso, proporcionaram uma considerável evolução ao permitir que as empresas pudessem construir mais do que um canal direto com os clientes, uma forma de manter uma relação.

No entanto, Turchi avisa que ter uma presença nas redes sociais “significa trabalhá-la como um verdadeiro ‘cartão de visitas digital’”.

A especialista brasileira, que esteve em Portugal a fazer diversas conferências sobre marketing digital e redes sociais, diz que muitas empresas e instituições perdem, todos os dias, boas oportunidades para gerar envolvimento nas redes sociais, por não investirem de forma adequada numa presença online consistente.

Para que a presença consistente se materialize, antes de se criar um perfil para efeitos corporativos, Turchi diz que é preciso ter um plano estratégico, definir o conteúdo a ser divulgado, com que frequência, a linha editorial para cada rede social e como será feita a interação com o público, entre muitas outras questões. Mas, primeiro, é necessário identificar quem serão os alvos da comunicação, lembrando que as redes sociais são, sempre, um meio e não um fim.
Sandra Turchi é professora de marketing digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing e leciona, também em MBA da Fundação Getúlio Vargas, da FIA Business School e da Escola Paulista de Direito, entre outras. É autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”, publicado em 2012.

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