[weglot_switcher]

Santana Lopes sai da Santa Casa a 1 de novembro

Candidato chama “passistas” para a estrutura da campanha. Economista Diogo Agostinho, que trabalha com Pinto Luz em Cascais, está na equipa.
Foto cedida
17 Outubro 2017, 07h05

Pedro Santana Lopes abandona a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a 1 de novembro para preparar a corrida à liderança do PSD, onde vai defrontar Rui Rio, ex-autarca do Porto.

A semana foi de contactos dentro da estrutura do PSD, com Santana Lopes a levar a cabo encontros nucleares para garantir apoios dentro do aparelho do partido.

Fontes próximas ao dirigente do PSD salientam os encontros com Luís Montenegro e Miguel Relvas, que terão acontecido nesta terça-feira. Houve ainda um contacto com olíder parlamentar, Hugo Soares, com o objetivo de garantir o apoio da bancada parlamentar à sua candidatura.

De resto, Santana Lopes está a chamar para a sua equipa nomes ligados ao “passismo”. Ao que o Jorn al Económico apurou, o economista Diogo Agostinho, que está a trabalhar com Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais, vai estar na equipa. Segundo o Público, João Montenegro, ex-assessor de Passos Coelho e secretário-geral adjunto do PSD, foi convidado para director de campanha.

Mudanças na Santa Casa

Internamente, os funcionários da SCML receberam uma nota do ainda provedor, que fala num novo ciclo na instituição. O Ministério do Trabalho e Segurança Social, que tutela a SCML, emitiu nesta quarta-feira uma nota onde dá conta do convite feito ao vice-provedor, Edmundo Martinho. para assumir as funções até agora asseguradas por Santana Lopes.

O antigo primeiro ministro bateu o recorde de permanência à frente da instituição, onde se encontra desde 2011. Na mesma nota é referido que a nomeação acontecerá “em momento oportuno”.

Edmundo Martinho já foi presidente do Instituto de Segurança Social e faz parte do grupo de trabalho do atual ministro Vieira da Silva. Fontes próximas ao processo dão como possível que o atual administrador de Ação Social da Santa Casa, Sérgio Cintra, possa vir a assumir o cargo de vice-provedor. Recorde-se que Cintra fez a campanha do atual edil de Lisboa, Fernando Medina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.