De janeiro a fevereiro de 2023, os dados sobre a procura nos transportes coletivos urbanos confirmam a tendência de recuperação do número de passageiros registada ao longo do último ano. Face ao mesmo período de 2022, a procura no Metropolitano de Lisboa, no Metro do Porto e na Transtejo/Soflusa aumentou 45%. Segundo o Ministério do Ambiente e Ação Climática, foram transportados 40.179 passageiros com o Metro de Lisboa a representar a maior fatia: 25.671 passageiros, dando conta de que estes dados são provisórios e podem ainda ser revistos.
Apesar do acréscimo do número de passageiros, a procura no Metropolitano de Lisboa e na Transtejo/Soflusa ainda está, respetivamente, 8% (menos 2.185 passageiros) e 6% (menos 176 passageiros) abaixo da verificada em 2019, quando a operação das empresas ainda não tinha sido afetada pela pandemia de Covid-19.
No caso da Metro do Porto, avança o Executivo, o número de passageiros verificado de janeiro a fevereiro de 2023 superou em 12% a procura registada em 2019 (mais 1.286 passageiros para 11.673), mas ainda não atingiu os valores de 2020 (12.558 passageiros), que “refletem os ganhos de procura decorrentes da aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), em abril de 2019”.
No quadriénio 2019-2022, através do PART, do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) e de dotações extra para manter a oferta durante o período de pandemia, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática mobilizou cerca de 905 milhões de euros para os transportes públicos.
O ministério liderado por Duarte Cordeiro recorda que na Lei do Orçamento de Estado de 2023, ficaram inscritos 138,6 milhões de euros para o PART. A estas verbas acrescem mais 50 milhões de euros, para assegurar a manutenção dos preços vigentes em 2022 dos passes de transportes públicos, e mais 60 milhões de euros, no caso de ser necessário assegurar os níveis de oferta. O PROTransP mantém a verba de 20 milhões de euros, reforçada em 2022.
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