[weglot_switcher]

Siemens Portugal instala 132 carregadores para veículos elétricos

A Siemens vai ter em funcionamento 132 carregadores para veículos elétricos nas suas instalações em Alfragide, Corroios e Freixieiro, anunciou a empresa em comunicado. O objetivo é ter uma frota 100% elétrica até 2030.
  • Siemens, Alemanha Ranking europeu: 12 Ranking mundial: 50
20 Setembro 2023, 11h45

A Siemens vai ter em funcionamento 132 carregadores para veículos elétricos nas suas instalações em Alfragide, Corroios e Freixieiro, anunciou a empresa em comunicado. O objetivo é ter uma frota 100% elétrica até 2030.

“Alinhada com o objetivo global de alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2030, a Siemens Portugal está a instalar 132 carregadores para veículos elétricos nas suas instalações em Alfragide, Corroios e Freixieiro, para alimentar a frota automóvel, que deverá ser 100% elétrica até 2030”, lê-se no comunicado.

Estes carregadores serão alimentados pela eletricidade produzida nas próprias instalações da Siemens, através da central fotovoltaica instalada na sede em Alfragide, e, em complemento, pela eletricidade verde que a empresa contratou, o que garantirá um abastecimento de energia 100% de origem renovável.

“A mobilidade elétrica é, felizmente, uma tendência imparável, que terá um forte impacto na redução das emissões mundiais de C02, e veremos isto não apenas no transporte rodoviário, mas também nos navios, drones e aviões”, diz no comunicado Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal.

“Todos estão a avançar para a eletrificação e descarbonização. Por isso, este projeto que estamos a implementar nas nossas próprias instalações não podia ser mais oportuno. É um passo importante no caminho que traçámos rumo a uma maior sustentabilidade e à diminuição do impacto das nossas operações no ambiente”, afirma.

A Siemens, enquanto fornecedor global de infraestruturas de carregamento, dá assim um salto para o futuro da mobilidade elétrica. Segundo o Global Electric Vehicle Outlook, da Agência Internacional de Energia, foram vendidos mais de 10 milhões de carros elétricos em todo o mundo em 2022 e as vendas devem crescer mais 35% em 2023, chegando aos 14 milhões.

A Siemens diz ainda que está a desenvolver e implementar, na sede em Alfragide, o projeto Sustainable & Smart Campus que contribuirá para que o campus sirva como montra tecnológica das várias soluções que a empresa disponibiliza aos seus clientes na área das infraestruturas inteligentes.

Este projeto inclui, por exemplo, um sistema inteligente de controlo da microrrede que vai integrar e otimizar a produção de energia da central fotovoltaica instalada nos telhados de praticamente todos os edifícios, a ligação à rede, a gestão dos vários edifícios, o sistema de armazenamento de energia, o sistema de segurança integrado, bem como a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.