[weglot_switcher]

Atenção, fintechs. Já só têm 10 dias para concorrer ao programa de inovação da Visa

As inscrições para o Visa Innovation Program Europe, cuja edição deste ano abrange Portugal, estão a decorrer. As empresas escolhidas vão ter acesso, durante seis meses, a formação, mentoria, contactos privilegiados com investidores e empresários de outros sectores.
Bloomberg
4 Abril 2023, 12h49

A Visa lançou recentemente a primeira edição do “Visa Innovation Program Europe” (VIPE) em Portugal, num formato conjunto com Espanha. O programa serve para acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras de pagamentos e serviços e, ao mesmo tempo, ajudar as fintechs a fazerem crescer os seus negócios.

As inscrições estão a decorrer até ao próximo dia 14 de abril. Podem concorrer as empresas que se identifiquem com os seguintes desafios: construção de um futuro sustentável e inteligente, empoderamento das pequenas e médias empresas (PME), experiências de pagamentos de última geração e criação de novos fluxos de pagamento.

O VIPE estará aberto a startups portuguesas e espanholas, comercialmente ativas e tecnicamente preparadas. Depois, serão escolhidas oito que desenvolvam o seu trabalho em torno da criação de soluções de pagamento (criptomoedas, blockchain, banca…), e cujas iniciativas sejam capazes de apoiar as PME nos seus processos de digitalização.

“O objetivo é gerar um ecossistema de pagamentos sustentáveis, mais inteligente e eficiente. Projetos em áreas como a mobilidade urbana ou pagamentos entre cidadãos e instituições governamentais são apenas alguns exemplos de iniciativas que o programa considera. O VIPE foca-se, também, num dos pilares mais sólidos da economia atual, o empoderamento das PME e dos comerciantes, ao facilitar-lhes um contacto mais rápido e eficiente com inúmeras soluções financeiras”, detalha a Visa.

Este ano Portugal junta-se, assim, à comunidade do VIPE, que congrega 72 empresas de sucesso do mundo das fintechs, em oito países, selecionadas entre mais de 900 candidaturas.

Os vencedores serão anunciados no próximo mês de maio. As fintechs selecionadas vão ter acesso, durante seis meses, a conteúdos de formação, sessões de mentoria, contactos privilegiados com investidores, e encontros com diversas instituições financeiras e empresas de outros sectores, com diversas possibilidades de colaboração e trabalho conjunto.

“Estamos encantados por, em conjunto com a Fintech Solutions [consultora de inovação] e a Hackquarters [aceleradora turca], trazer para Portugal este programa – que conta com inúmeras edições de sucesso em outros países europeus. A Visa é das redes que mais facilita e promove a inovação e a colaboração com instituições financeiras e fintechs, e através do VIPE, queremos incentivar e originar ideias disruptivas nesta área, com o objetivo de desbloquear novos fluxos de pagamentos. A Visa, através do VIPE, pretende apoiar estes candidatos com formação, visibilidade e acesso ao ecossistema”, afirma Gonçalo Santos, country manager da Visa em Portugal.

“Inovar no sector dos pagamentos é um dos maiores desafios das startups fintech em Portugal. O VIPE vem proporcionar uma grande oportunidade e uma via rápida para que as novas fintechs possam tirar partido da tecnologia e do ecossistema da Visa”, considera António Ferrão, diretor executivo da Fintech Solutions.

“O lançamento do VIPE – edição portuguesa, acontece numa altura em que o país está a experienciar um crescimento significativo na sua indústria fintech, com inúmeras startups prósperas e um número crescente de soluções inovadoras a serem desenvolvidas”, acrescenta o fundador e CEO da Hackquarters, Kaan Akın.

Em termos globais, o “Visa Innovation Program” já disponibilizou 1.300 horas de tutoria aos participantes, tendo alcançado, em 84 rondas de financiamento mais de 350 milhões de euros em apoio financeiro. Uma das primeiras fintechs participantes no programa, a búlgara Payhawk, alcançou o estatuto de unicórnio (empresa que vale mais de mil milhões de dólares) em 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.