[weglot_switcher]

Governo vê taxas de juro estabilizar durante este ano

Medina apontou que é possível que a Euribor chegue a atingir os 3,8%, um valor “não muito distante do que já conhecemos”.
Cristina Bernardo
17 Abril 2023, 12h02

O Governo vê as taxas de juro estabilizar durante o presente ano e a médio prazo. Durante a apresentação do Programa de Estabilidade 2023-2027, Fernando Medina assentiu que a taxa Euribor deve “atingir um pico no segundo semestre deste ano mas não se afastará dos valores que hoje conhecemos”, ainda que posteriormente encare uma “trajetória de estabilização”.

“Objetivamente que estamos num contexto de incerteza, num contexto de muitas variáveis que não coordenamos. Esta é a melhor informação que hoje existe disponível para qualquer decisor, que é a estimativa e expectativa dos mercados. No fim, é a ponderação de toda a informação hoje disponível”, disse o ministro das Finanças na conferência de imprensa.

Medina apontou que é possível que a Euribor chegue a atingir os 3,8% no total de 2023. “Já não muito distante de valores que conhecemos na Euribor a três meses”.

O governante indicou ainda as perspetivas do Governo, em que até 2027 é expectável “que a taxa venha a cair até 2,7%”, sendo este o “horizonte mais alargado da diminuição de taxas de juro”.

De relembrar que os últimos dados indicam que a Euribor a três e seis meses voltou a atingir novos máximos desde novembro de 2008, depois da taxa a três meses ter descido após cinco novos recordes consecutivos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.