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DECO denuncia movimentos bancários fraudulentos com cartão Universo

Muitos dos consumidores, que denunciaram este problema à DECO, apresentam já valores em dívida situados entre os 60 e os 3.000 euros, refere a associação.
18 Maio 2023, 07h45

Consumidores lesados com movimentos fraudulentos do cartão Universo.

A DECO recebeu, recentemente, cerca de uma centena de reclamações referentes a movimentos bancários fraudulentos, através do homebanking e de pagamentos efetuados com o cartão Universo da SONAE.

Muitos dos consumidores, que denunciaram este problema à DECO, apresentam já valores em dívida situados entre os 60 e os 3.000 euros, tendo tomado consciência do facto apenas quando contactados pela entidade financeira com indicação de montantes por pagar.

Porém, os consumidores afirmam não ter fornecido quaisquer dados a terceiros, ou tão pouco autorizado compras ou transferências através do cartão Universo.

O caso agrava-se perante as dificuldades que os consumidores enfrentam para assumir o cumprimento dos valores em dívida, mediante a recusa da instituição bancária em anular essas quantias.

A DECO remeteu as reclamações recebidas para o Banco de Portugal, entidade reguladora do sector, alertando para esta situação e solicitando a sua intervenção.

Procurando esclarecer e apoiar os consumidores, a DECO informa:

  • O consumidor deve apresentar queixa-crime junto das autoridades policiais;
  • Deve denunciar a situação ao Banco de Portugal;
  • Não tendo o consumidor autorizado qualquer operação e tendo cumprido os deveres de confidencialidade e segurança dos códigos pessoais, não lhe poderá ser imputada qualquer responsabilidade e deverão ser creditados na sua conta bancária os montantes em dinheiro indevidamente utilizados;
  • Compete à entidade bancária provar o mau uso do cartão por parte do consumidor e demonstrar que este autorizou o acesso aos seus dados pessoais e bancários.

A DECO alerta ainda para a importância de o consumidor não fornecer os seus dados pessoais ou bancários em resposta a e-mails ou SMS alegadamente enviados pelo seu banco. As entidades bancárias nunca contactam os seus clientes para o fornecimento ou atualização de dados por esta via.

Relembramos que não deve aceder ao site do seu banco através de links ou de resultados apresentados em motores de busca. O ideal é digitar sempre o endereço do banco na barra do browser.

Não se esqueça, também de alterar com frequência as palavras-chave/códigos pessoais.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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