Com um mês de aplicação, a aplicação aparentemente pouco rigorosa da medida de suspensão do IVA no preço de 46 produtos alimentares já gerou o registo de mais de duas centenas de reclamações no Portal da Queixa, anunciou esta quarta-feira a plataforma
Entre 18 de abril e 15 de maio, esta entidade recebeu reclamações relacionadas com o aumento dos preços e com a implementação da medida do IVA zero, “verificando-se um crescimento de 107% no número de queixas, se compararmos com o mesmo período homólogo, onde as denúncias sobre a prática de preços geraram apenas 95 queixas”.
As principais reclamações registadas estão associadas com “as alegadas irregularidades das lojas face ao preço praticado sem IVA e a não perceção dos consumidores relativamente à diferença de valor do produto com IVA zero”.
“Os dados analisados aferiram que as duas categorias com maior número de reclamações, no período em análise, foram: as Pastelarias e Cafeterias e os Hipermercados. Já os produtos mais mencionados nas queixas como não tendo variação no seu preço final foram: o pão e a carne”, destaca esta plataforma em comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com