A inflação dos países europeus está a surpreender. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) francês surpreendeu os analistas ao registar uma moderação maior que o estimado, tendo-se fixado em 5,1% no mês de maio do presente ano.
O Instituto Nacional de Estatística e de Estudos Económicos (Insee), citado pelo “El Economista”, indica que a inflação francesa caiu face aos 5,9% registados no mês precedente e também em relação aos dados do ano passado.
“Esta diminuição da inflação deve ser o resultado de uma desaceleração anual dos preços da energia, alimentos, produtos manufaturados e serviços”, indica o órgão estatístico gaulês.
A taxa de inflação marcou o nível mais reduzido no prazo de 13 meses. Os economistas tinham perspectivado que a inflação caísse para os 5,7%, uma queda ligeira em relação a abril.
Em termos mensais, o IPC desceu apenas 0,1%, sendo a primeira diminuição significativa desde dezembro do ano passado.
A par da surpresa da inflação, a economia francesa expandiu-se no primeiro trimestre do ano. O PIB gaulês cresceu 0,2% em relação ao trimestre anterior, em linha com as previsões dos economistas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com