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Qualidade na contratação. Estes fatores podem ajudar as empresas no recrutamento

Da “rotatividade dos funcionários” ao “medo da mudança”, são várias as dicas para garantir a qualidade na hora de contratar.
insolvências empresas
20 Junho 2023, 13h05

A qualidade na contratação é um fator crucial para o sucesso de uma empresa e como tal o grupo Adecco reuniu oito dicas para garantir a qualidade na hora de contratar. Conheça os conselhos dados por esta empresa suíça de recursos humanos.

Comecemos então pela “rotatividade dos funcionários”. Segundo o grupo Adecco “a rotatividade analisa a percentagem de pessoas que se demitem ou têm de ser despedidas num determinado período”.

“Analisar a rotatividade como um todo dá uma ideia geral da eficácia dos processos de contratação. Observar a evolução da rotatividade nos primeiros seis meses é uma ferramenta valiosa para avaliar a forma como a empresa contrata”, referiu a empresa.

Na lista de dicas segue-se o “desempenho profissional”. De acordo com a Adecco “é possível avaliar a qualidade da contratação pela rapidez e eficiência com que desempenha as suas funções”.

“Sempre que a empresa efetua avaliações de desempenho, pode medir o sucesso das suas novas contratações. O desempenho é o esperado, ou está acima ou abaixo das expectativas? O padrão é diferente do verificado em novas contratações anteriores?”, sublinhou.

A “avaliação criteriosa” é outro dos aspectos a ter em consideração. “Durante o processo de seleção, é importante conduzir avaliações criteriosas para identificar candidatos qualificados. Isso pode incluir análise de currículos, entrevistas, testes técnicos, dinâmicas de grupo e verificação de referências”, detalhou a Adecco.

Outra métrica, mas esta de longo prazo, são as “promoções”, dado que “avalia o tempo que funcionário demora até ser promovido? E o tempo da promoção de novas contratações no prazo de dois anos?”

A Adecco recomenda também o “envolvimento dos funcionários”. “É recomendada a realização de um inquérito de satisfação sobre o envolvimento das pessoas em relação à cultura da empresa, ao volume e especificidade do trabalho, ao salário entre outras. Tal, não só fornece informações sobre a eficácia e o tempo do programa de integração, como permite à empresa identificar e corrigir os pontos em que os colaboradores se mostram mais insatisfeitos”, explicou a empresa.

A “Fidelização de talentos” é igualmente importante no processo de contratação e isso “pode envolver o fornecimento de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, um ambiente de trabalho positivo, benefícios competitivos e reconhecimento pelo desempenho”.

Para uma contratação mais eficaz deve também “manter registos” de forma a entender “como as decisões de contratação foram tomadas e se há uma taxa de sucesso considerável ou residual”.

Por fim, é preciso “não ter medo da mudança”. “Não vale a pena manter as métricas se não forem feitas alterações com base nas conclusões. Se a empresa estiver a registar uma elevada rotatividade, reúna-se com a administração para discutir o problema e, se for o caso, alterar as métricas e o processo”, disse a Adecco.

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