A primeira vice-presidente do Governo e ministra da Economia e Transformação Digital, Nadia Calviño, confirmou esta segunda-feira que o Conselho de Ministros aprovará esta terça-feira o decreto-Lei que prorroga algumas medidas anti-crise que expiram a 30 de junho.
Segundo o “El Mundo”, apesar de não querer revelar o conteúdo do regulamento pendente da sua aprovação pelo Conselho de Ministros, Calviño tem insistido que a redução do IVA nos alimentos básicos e o apoio aos transportes públicos são duas das medidas “que vão aguentar”.
“Estamos a aguardar os dados de preços em junho, que só saberemos no final do mês, e na quinta-feira teremos o primeiro avanço. Mas parece que o preço dos alimentos continua alto. Por isso, Acredito que esta medida deva ser mantida, mas sempre dependente da evolução dos preços nos próximos meses”, disse Calviño.
Questionada sobre se pondera alargar a redução do IVA à carne e ao peixe, a primeira vice-presidente sublinhou que o preço do peixe baixou precisamente no último mês.
“O que vemos é que os preços estão a evoluir de forma a que seja conveniente prolongar (as reduções do IVA) que já temos em vigor. O que temos feito nesta primeira metade do ano é baixar o IVA que está subordinado ou condicionado à evolução dos preços dos alimentos e essa é a linha que temos de seguir em geral, medidas que se adaptam o mais automaticamente possível à forma como a economia responde”, referiu.
Calviño afirmou também que, embora o Governo tenha sido seletivo na ajuda anti-crise, estas medidas terão de ser “cada vez mais cirúrgicas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com