[weglot_switcher]

Administração Pública com falta de renovação. Idade média ultrapassa os 48 anos

Os oficiais de registo e notariado têm a idade média mais elevada, de 56,9 anos. A idade média subiu em várias carreiras transversais ao sector da Administração Pública, com exceção da carreira médica e de investigação científica.
28 Junho 2023, 08h01

Os trabalhadores da Administração Pública estão cada vez mais envelhecidos e a capacidade de renovação destes serviços caiu de forma drástica na última década. De acordo com o “Público”, a idade média da Administração Pública subiu para os 48,1 anos em 2022, mais 4,5 anos que em 2011 e mais 4,1 anos que a idade média da população ativa.

Os dados da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, citado pelo diário, mostram que a idade média das mulheres é mais elevada que a dos homens, 48,7 outra 47,2 anos. Em conjunto, e excluindo as forças armadas e segurança, a idade média dos funcionários públicos aumenta para os 49,1 anos.

Os oficiais de registo e notariado são aqueles cuja carreira soma a idade média mais elevada, de 56,9 anos, enquanto os trabalhadores da administração tributária e aduaneira está nos 55,2 anos, os conservadores de 54,2 anos e os dirigentes superiores em 53,9 anos.

Em comparação com os dados de 2011, a Direção-Geral conclui que as únicas carreiras onde a idade média diminuiu foram as médicas e de investigação científica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.