[weglot_switcher]

Agência Internacional de Energia alerta para contas mais altas neste inverno

Segundo o diretor executivo da Agência Internacional de Energia a “melhoria na economia chinesa, juntamente com um inverno rigoroso, pode pressionar o abastecimento de gás e aumentar a conta dos consumidores”. 
3 Julho 2023, 13h03

O diretor executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, alerta para o facto de os preços da energia poderem disparar novamente neste inverno, forçando o governo chinês a subsidiar as contas.

Fatih Birol disse que uma rápida melhoria na economia chinesa, juntamente com um inverno rigoroso, pode pressionar o abastecimento de gás e aumentar a conta dos consumidores.

Segundo Birol a agência “não pode descartar” outro aumento nos preços do gás neste inverno, depois de se ter registado um aumento nos custos resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia, que afetou as altas contas dos consumidores.

“Num cenário em que a economia chinesa está muito forte, compra muita energia dos mercados e temos um inverno rigoroso, podemos ter uma forte pressão de alta nos preços do gás natural, o que por sua vez vai sobrecarregar os consumidores”, referiu o diretor executivo da Agência Internacional de Energia.

De recordar que no outono passado, a então primeira-ministra, Liz Truss, foi forçada a intervir para subsidiar as contas dos consumidores, e esse apoio foi estendido em março.

No ano passado, a Rússia reduziu o fornecimento de gás à Europa, causando temores de que ocorram cortes de energia durante o inverno e provocando um grande esforço para reduzir o consumo no continente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.