A “Reuters” avança que a Austrália nomeou a primeira mulher para a presidência do seu banco central, preterindo o atual governador, numa altura em que o mercado é palco de uma reação pública à subida acentuada das taxas de juro.
O Tesouro australiano, liderado por Jim Chalmers, e o primeiro-ministro, Anthony Albanese, anunciaram, na sexta-feira, que Michele Bullock irá dirigir o Banco da Reserva da Austrália (RBA) durante os próximos sete anos, tendo optado por não reconduzir o governador Philip Lowe para um segundo mandato.
Michele Bullock é assim elevada de adjunta de Lowe a governadora do banco central.
Philip Lowe sairá a 17 de setembro, marcando o fim da sua carreira de 43 anos no banco. A decisão surge numa altura em que Lowe deverá acompanhar Chalmers a uma reunião do G20 na Índia, na próxima semana.
Numa conferência de imprensa, Chalmers afirmou que não é fora do normal que um governador cumpra apenas um mandato e considerou que Michele Bullock estava na melhor posição para liderar a Reserve Bank of Australia (RBA).
“Esta é uma nomeação que faz história”, disse Chalmers aos jornalistas. “Michele Bullock tornar-se-á a primeira mulher a liderar o Banco de Reserva neste país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com