O Banco Alimentar Contra a Fome estabeleceu uma parceria com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para promover uma campanha de sensibilização para o desperdício alimentar dirigida a todos os jovens que participam no encontro.
Com o mote ‘Não desperdice: Partilhe’, a campanha pretende chamar a atenção dos peregrinos para que coloquem todos os alimentos que não sejam consumidos, desde que embalados, em caixas especificamente concebidas para o efeito. Depois estas vão ser recolhidas pelo Banco Alimentar, verificadas e encaminhadas para pessoas com carências alimentares comprovadas.
Pingo Doce vai distribuir kit de alimentação aos peregrinos e voluntários da JMJ
Carmo Diniz, do Comité de Organização Local da JMJ Lisboa 2023, revela que “as palavras do Santo Padre, na encíclica Laudato Sí, acerca da Cultura do Cuidado são inspiradoras e são o motor para este trabalho com o Banco Alimentar contra a Fome”.
O desperdício alimentar é uma realidade com impactos a vários níveis, ambiental, económico e social; na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados, estimando-se que tenha um custo de 143 mil milhões de euros. Já em Portugal, estima-se que sejam desperdiçados um milhão de toneladas alimentares, o que daria para alimentar as 360 mil pessoas com carências alimentares no país.
Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, afirma que “esta pode vir a ser uma das principais lutas mundiais, a par de outras estruturantes, como a fome ou a preservação do ambiente, até porque o desperdício alimentar acaba por convergir em ambas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com