A atual conjuntura económica provocada pelo aumento consecutivo das taxas de juro está a levar os portugueses a procurar casas mais baratas para compra, para que dessa forma peçam menores empréstimos bancários. Foi com base neste pressuposto que um estudo do ‘idealista’ que analisa a procura de casas à venda por intervalo de preços nas principais cidades portuguesas, concluiu que as casas para venda até 150 mil euros são as mais procuradas em Portugal.
Contudo, e em mais um sinal do mercado imobiliário português, a oferta não acompanha a elevada procura, onde nos casos de Lisboa, Porto e Faro, procura de casas até 150 mil euros é alta, mas a oferta é inferior a 2%. Por outro lado, o estudo indica que em 13 cidades menos de uma em cada cinco casas à venda tem preço até 150 mil euros.
As casas para venda neste valor registam uma alta procura em 11 das 20 capitais de distrito, sendo que em Beja, Bragança, Castelo Branco, Guarda e Portalegre a oferta de casas até 150 mil euros representa mais de metade do stock total de casas à venda nos respetivos territórios.
Ainda sobre os preços, a maioria das casas à venda em oito das 20 maiores cidades portuguesas concentra-se entre os 150 mil euros e os 300 mil euros, como são exemplos Braga, Coimbra, Évora, Leiria, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Já as cidades de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Ponta Delgada, Porto e Setúbal possuem uma oferta expressiva neste intervalo de preços (superior a 35% e inferior a 50% do stock total por cidade).
Subindo mais nos preços, as casas entre os 300 mil e 450 mil euros verificam um stock habitacional mais expressivo em Faro (46,7%), no Funchal (39,5%) e Lisboa (29,5%).
Sem surpresas, as cidades mais caras para viver concentram uma oferta de casas de luxo superior às casas com preços mais acessíveis, como são exemplos, Faro, Funchal, Porto e Lisboa, sendo que na capital chega mesmo a haver 15 vezes mais oferta de casas entre 800 mil e um milhão de euros do que casas até 150 mil euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com