[weglot_switcher]

Médicos avançam para greve no Alentejo, Algarve e Açores

A greve foi anunciada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e vai ter lugar a 30 e 31 deste mês.
28 Agosto 2023, 16h03

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) comunicou nova grave no sector, agendada para os dias 30 e 31 de Agosto, no Alentejo, Algarve e Açores. Na base do descontentamente estão os aumentos salariais propostos pelo governo, na ordem dos 1,6%, considerados insuficientes, após rondas salarias que duraram mais de um ano.

Pressão nos médicos internos vai levar à “destruição do SNS”, acusa FNAM

“Não nos restou outra alternativa que não fosse convocar esta greve, que tentámos evitar até a última hora”, revela o SIM, através de comunicado enviado à imprensa, acrescentando que o que os médicos pretendem é “uma grelha salarial que reponha, em termos reais, os mais de 20% de poder de compra perdidos nos últimos 10 anos e que, desta forma, estanque as saídas do SNS; e o investimento em condições de trabalho, instalações e equipamentos que permitam um maior acesso dos portugueses aos cuidados de saúde”.

A estrutura sindical, que espera uma forte adesão nestes dois dias de greve, lembra ainda que “em 2022 foram cobrados mais 11,3 mil milhões de euros de impostos do que em 2021, tendo sido atingido o máximo da carga fiscal 36,4% do PIB e que já este ano, no primeiro semestre, foram cobrados 23,3 mil milhões de euros – mais (30,4%) do que no período homólogo de 2022”.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) entende que é necessário um forte investimento da parte do governo no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.