O Centro de Atendimento Consular (CAC) tem disponível a partir desta sexta-feira, um novo serviço, que permite assistência por videochamada.
“Esta ferramenta constitui mais um apoio no acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, bem como na realização on-line de diversos dos serviços públicos disponíveis no portal ePortugal, especialmente relevante para os cidadãos nacionais que residem no estrangeiro. A assistência por videochamada vem complementar o já existente atendimento por telefone e e-mail, facilitando o contacto de quem se encontra a viver fora do país e com maior dificuldade de contacto presencial com os serviços”, refere o CAC.
O serviço é efetuado através de um formulário disponibilizado no Portal das Comunidades Portuguesas, na área informativa sobre os Centro de Atendimento Consular, e permite realizar várias tarefas, entre as quais: Renovação do Cartão de Cidadão (para pessoas com cidadania portuguesa com 25 anos ou mais); Alteração da morada do Cartão de Cidadão; Confirmar a morada no Cartão de Cidadão; Ativação da Chave Móvel Digital; Alterar os dados associados à Chave Móvel Digital; Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital; Registo criminal português de pessoas singulares; Renovação carta condução portuguesa; Consultar o histórico de contraordenações rodoviárias em Portugal; Consultar os pontos da carta de condução portuguesa.
O CAC abrange atualmente onze países: Espanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, França, Itália (incluindo os países da área de jurisdição da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Roma: Malta, San Marino e Albânia).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com