[weglot_switcher]

Centro Atendimento Consular disponibiliza assistência por videochamada

A assistência por videochamada vem complementar o já existente atendimento por telefone e e-mail.
15 Setembro 2023, 12h00

O Centro de Atendimento Consular (CAC) tem disponível a partir desta sexta-feira, um novo serviço, que permite assistência por videochamada.

“Esta ferramenta constitui mais um apoio no acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, bem como na realização on-line de diversos dos serviços públicos disponíveis no portal ePortugal, especialmente relevante para os cidadãos nacionais que residem no estrangeiro. A assistência por videochamada vem complementar o já existente atendimento por telefone e e-mail, facilitando o contacto de quem se encontra a viver fora do país e com maior dificuldade de contacto presencial com os serviços”, refere o CAC.

O serviço é efetuado através de um formulário disponibilizado no Portal das Comunidades Portuguesas, na área informativa sobre os Centro de Atendimento Consular, e permite realizar várias tarefas, entre as quais: Renovação do Cartão de Cidadão (para pessoas com cidadania portuguesa com 25 anos ou mais); Alteração da morada do Cartão de Cidadão; Confirmar a morada no Cartão de Cidadão; Ativação da Chave Móvel Digital; Alterar os dados associados à Chave Móvel Digital; Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital; Registo criminal português de pessoas singulares; Renovação carta condução portuguesa; Consultar o histórico de contraordenações rodoviárias em Portugal; Consultar os pontos da carta de condução portuguesa.

O CAC abrange atualmente onze países: Espanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, França, Itália (incluindo os países da área de jurisdição da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Roma: Malta, San Marino e Albânia).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.