[weglot_switcher]

Tem dificuldade em pagar as suas contas? Saiba como agir

A inflação e a crise continuam a invadir os orçamentos das famílias portuguesas. Se apesar dos esforços, não consegue pagar todas as suas contas, deve agir rapidamente. 
30 Setembro 2023, 11h20

A DECO aconselha que: 

  • Contactar as instituições de crédito informando-as acerca das dificuldades. As instituições de crédito devem promover a análise da sua situação financeira e avaliar uma possível restruturação do contrato. Deverá ainda verificar a existência de seguros de proteção ao crédito que possam ser acionados. 
  • Promover e avaliar soluções

O banco deve promover a implementação de soluções que permitam a manutenção do pagamento regular do empréstimo. Estas soluções podem passar pela negociação das condições do contrato, pelo refinanciamento ou pela consolidação.

  • Participar ativamente e de forma transparente

O consumidor deve participar ativamente no processo de análise da sua capacidade financeira, enviando toda a documentação solicitada e prestando todos os esclarecimentos necessários para o bom desenvolvimento de soluções.

Qualquer informação ou solução deverá ser apresentada em suporte duradouro e resultar sempre de um acordo entre o consumidor e a instituição.

  • Analisar a possibilidade de recorrer a outros apoios, nacional ou local, para o arrendamento. Poderá ainda contactar o senhorio para que em conjunto possa ser encontrada uma solução. 
  • Renegociar os contratos de consumos dos serviços públicos essenciais, nomeadamente, eletricidade, gás e telecomunicações, para reduzir o encargo mensal com estes serviços. Se já tem faturas pendentes de pagamento, contate as entidades prestadoras do serviço para que seja elaborado um plano de pagamento da dívida. Tenha especial atenção à real adequação desse plano de pagamento à sua situação financeira, pois a este valor soma-se o custo mensal do serviço.

Informe-se connosco

Se tem dúvidas sobre estas ou outras medidas anunciadas, não hesite em contactar o Gabinete de Proteção Financeira através do telefone (+351) 21 371 0238 ou email gas@deco.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.