A Navigator registou um lucro líquido de 201 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que significou uma quebra de 26% face ao período homólogo. Já o volume de negócios foi de 1.461 milhões de euros, numa quebra de 20% em relação aos primeiros nove meses de 2022, revelou a papeleira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira, 25 de outubro.
De notar que 61% do investimento total até setembro correspondeu a 86 milhões de euros, é classificado como investimento em ambiente ou de cariz sustentável.
No terceiro trimestre o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançado os 124 milhões de euros, numa descida de 40% em comparação com o terceiro trimestre de 2022. Até setembro, o EBITDA foi de 377 milhões, menos 32% do que no período homólogo.
Já a dívida líquida nos primeiros nove meses do ano situou-se em 550 milhões de euros, impactado, entre outros, “pelo desembolso associado à aquisição da Gomà-Camps Consumer no primeiro trimestre e pela distribuição de 200 milhões de dividendos no segundo trimestre”, indica o comunicado.
O volume de vendas de Tissue atingiu as 102 mil toneladas nos primeiros nove meses, um aumento de 32% face ao período homólogo, tendo a evolução de preços levado a um crescimento do valor de vendas de cerca de 51%. A papeleira aumentou as vendas do segmento de papel Tissue em cerca de 51% e duplicado (65 milhões de euros) o montante total de investimentos para 142 milhões de euros.
No primeiro trimestre do ano a papeleira reembolsou dívida no valor de cerca de 50 milhões de euros, no segundo trimestre cerca de 11 milhões de euros, e no terceiro trimestre, cerca de 14 milhões de euros.
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