A poupança deve ser, hoje mais do que nunca, uma prioridade para as famílias, e tão importante como definir a quantia a colocar regularmente de lado para poupança, é conhecer as regras para um investimento responsável.
É fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, que não se assumam riscos indesejados e que a rentabilidade esperada se ajuste às expectativas.
Regras básicas na escolha das aplicações financeiras:
Imaginemos que o consumidor dispõe de € 5 000 e que não precisa deste montante para fazer face às despesas essenciais. O que poderá fazer com esse dinheiro? Guardá-lo em casa? Pô-lo no banco? Aplicá-lo em certificados de aforro? Comprar ações?
Para tomar uma decisão dessa natureza, terá de ponderar alguns aspetos que, no fundo, são aqueles que condicionam a opção por um determinado tipo de investimento:
SEGURANÇA
A segurança é um dos aspetos mais importante e constitui umas das preocupações centrais da maioria dos consumidores que pretendem aplicar as suas poupanças.
A segurança de uma aplicação financeira depende de vários fatores:
Conte com o Gabinete de Proteção Financeira da DECO para saber mais sobre economizar e poupar, gerir melhor o dinheiro e os créditos, controlar as finanças pessoais e utilizar a ferramenta orçamento familiar, por exemplo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com