O empresário bilionário americano, Elon Musk, aproveitou os incentivos fiscais de Espanha para constituir uma holding internacional da sua empresa de automóveis, Tesla, em Barcelona, segundo avança o jornal ‘El Economista’.
A Tesla Spain Hodco iniciou a sua atividade em Espanha a 29 de setembro, e nasceu com um capital de três mil euros, segundo dados do registo mercantil de Barcelona. Para ficar à frente desta holdins foram nomeados, pela Tesla, dois executivos, Joseph Gruber e Adam Horton.
A criação de uma holding da Tesla em Barcelona tem vantagens fiscais, nomeadamente de só ter de pagar 5% dos impostos sobre os dividendos que recebem das suas subsidiárias ou sobre as mais-valias que geram quando vendem estas empresas estrangeiras.
A sede social da holding está registada em Barcelona, perto da sede da Tesla em Espanha, no entanto tanto a holding como a representação da empresa em Espanha estão sujeitas à Tesla International BV, localizada em Amsterdam, de onde são controlados os negócios na Europa.
Segundo a própria empresa, a criação desta holding tem como objetivo a “aquisição, detenção, gozo, administração, direção e gestão de valores mobiliários e/ou ações de empresas ou entidades espanholas ou estrangeiras, residentes em Espanha ou no estrangeiro”.
Desde junho deste ano que a empresa iniciou negociações para criar uma ‘gigafábrica’ de carros elétricos em Valência, por um valor superior a 4,5 mil milhões de euros.
A criação desta holding em Espanha traz previsões positivas para a chegada da Tesla a Valência. Num negócio que traria benefícios económicos e emprego ao país, caso o modelo de negócio que a empresa está a desenvolver no México fosse replicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com