[weglot_switcher]

Volume do comércio a retalho desceu 0,3% na Zona Euro em setembro

Durante o mês de setembro o volume de comércio a retalho desceu 0,3% na Zona Euro e 0,2% na UE. Em comparação com o período homólogo, caiu 2,9% na zona Euro e 2,7% na UE.
8 Novembro 2023, 11h03

O volume do comércio a retalho na Zona Euro apresentou um decréscimo de 0,3% em setembro face ao mês anterior. Na União Europeia (UE) desceu 0,2%, segundo dados divulgados pela Eurostat.

Já em comparação com o período homólogo, o volume de comércio a retalho caiu 2,9% na Zona Euro e 2,7% na UE.

Na Zona Euro, o volume do comércio a retalho, em comparação com o mês de agosto, cai 1,9% nos produtos não comestíveis e 0,9% no combustível para automóveis. No entanto, registou um crescimento de 1,4% na comida, bebidas e tabaco.

Já na UE, o volume do comércio a retalho cai 1,8% no produtos não comestíveis, e registou uma subida de 0,1% no combustível para automóveis e 1,3% para comida, bebida e tabaco.

Os Estados-membros que apresentaram um decréscimo mais acentuado, face a agosto, foram a Eslováquia, com uma descida de 2%, a Suécia, com 1,1% e a Alemanha e os Países Baixos com 0,8%, Portugal registou uma ligeira descida de 0,2%. Em contraciclo, a Eslovénia subiu 1,1%, seguida da Polónia, com 1% e da Dinamarca, com 0,9%.

Comparando com o período homólogo, em setembro na Zona Euro o volume do comércio a retalho desceu 7,5% nos combustíveis automóveis, 3,4% nos produtos não comestíveis e 1% na comida, bebida e tabaco.

Na UE o volume do comércio a retalho dos combustíveis de automóveis cai 6,9%, os produtos não comestíveis desceu 3,2% e a comida, bebida e tabaco perderam 0,9%.

A Eslovénia foi o país que registou o maior decréscimo, com 17%, seguida da Bélgica, com uma descida de 8,4% e a Hungria, com 7,3%. Os maiores aumentos foram registados em Espanha, com 7,5%, Chipre, com 4,1% e Luxemburgo, com 2,6%, Portugal apresentou um aumento de 1,1%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.