O estudo European Consumer Payment Report 2023 (ECPR) da Intrum revelou, esta sexta-feira, que os portugueses ultrapassam em 293 euros o orçamento mensal disponível.
De acordo com o estudo da Intrum “28% dos consumidores portugueses afirmaram que, no final de um mês normal, o valor médio excedido do seu orçamento mensal é de 293 euros”.
“Na Europa, entre os 24% que gastam a mais apenas para cumprir os compromissos essenciais, o montante médio em que excedem os seus orçamentos é de 232€ – valor 21% abaixo da média portuguesa”, destacou a empresa.
Além disso, “três em cada quatro consumidores afirmam estar a atingir o ponto de equilíbrio ou a gastar acima das suas possibilidades financeiras durante um mês normal. Em Portugal, este valor é de 77%”.
Segundo o ECPR, “aproximadamente dois em cada dez (16%) inquiridos afirmam ter agora menos dinheiro para gastar, depois de pagar os bens essenciais e as suas contas, do que há um ano”.
“Embora 74% procurem cortar nos gastos diários e 30% planeiem utilizar as suas poupanças para pagar despesas e contas do dia-a-dia, estas são apenas soluções temporárias”, destacou o estudo.
O estudo da Intrum apontou ainda “que 22% dos consumidores não pagaram pelo menos uma fatura dentro do prazo no ano passado. A Geração X e os Millennials são as faixas etárias onde se verifica um número crescente de incumprimento”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com