Com base nos dados da SIBS Analytics, o comércio online e os pagamentos MB Way continuam a ganhar peso nas compras em Portugal. As compras na Black Friday 2023 aumentaram 12% (quando comparadas com a Black Friday de 2022) e 14% na Black Week (versus Black Week 2022).
Na Black Friday de 2023, mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online. Um peso que supera em 2 p.p. o valor de compras online registado no ano passado, avança a SIBS.
“Em linha com este crescimento do comércio online, o MB Way continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal. Na Black Friday deste ano, registou-se um crescimento de 63% face a 2022”, revela a empresa liderada por Madalena Cascais Tomé.
Também no que diz respeito às compras físicas, regista-se um crescimento de 68% na utilização do MB Way como método de pagamento, face ao último ano. A SIBS revela que “a utilização do MB Way mantém assim a tendência de crescimento pela sua conveniência, simplicidade e segurança”.
No que diz respeito ao valor médio das compras, verifica-se uma diminuição de 4% face ao período homólogo, passando de 40,4 euros (em 2022) para 39 euros (em 2023).
Mas, apesar da diminuição do ticket médio de compra, “continua a verificar-se um aumento do valor gasto neste período face ao restante mês de novembro de 2023 (+14%)”.
A SIBS destaca que nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week (entre 20 e 25 de novembro), acompanhando as campanhas comerciais relacionadas com este período.
“Neste contexto, durante a Black Week, verificou-se um aumento de 14% no valor de compras totais face a 2022. Em linha com esta evolução, a variação em euros do total de compras na Black Friday também registou um aumento de 12% face a 2022”, revela a empresa.
Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (+167% face à média diária do mês de novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (+143%), “Material Desportivo e Recreativo” (+85%).
No sentido de contribuir para a identificação de alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, em períodos específicos como a Black Friday, a SIBS avança com estes dados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com