Até agora era possível a uma pessoa ou uma empresa com uma conta bancária em Portugal fazer pagamentos online sem ter obrigatoriamente de ter um cartão bancário. Mas a partir de 1 de janeiro do próximo ano isso já não é possível. Para fazer os mesmos pagamentos online vai ser obrigatório possuir cartão bancário.
A mudança deriva de uma alteração efetuada pela SIBS ao Serviço de Pagamentos via canais Digitais e é transversal a todas as instituições financeiras a operar em Portugal. Estão incluídos nesta alteração os pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado, pagamentos de compras e os carregamentos de telemóveis, telecomunicações e transportes.
A SIBS – Forward Payment Solutions anunciou que irá proceder a uma alteração no Serviço de Pagamentos via Canais Digitais, transversal a todas as entidades financeiras, que implicará a associação obrigatória de um Cartão de Débito ou Crédito. “Ora, como os cartões de débito têm normalmente uma anuidade entre 10 euros e 20 euros, se por causa desta medida forem pedidos mais 500 mil cartões/ano, resultará numa receita adicional para os bancos de pelo menos 5 milhões de euros”, revela ao Jornal Económico Paulo Santos, autor de uma petição que pôs a correr sobre o tema.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com