[weglot_switcher]

Chega quer marcar debate de urgência sobre a “Imigração em Portugal”

O Chega defendeu que “importa discutir a capacidade do país e, em especial, dos serviços públicos para receber toda esta vaga de imigração”.
O deputado do Chega André Ventura intervém no debate parlamentar sobre os diplomas do PS, PAN, IL e Cristina Rodrigues, sobre ordens profissionais, esta tarde na Assembleia da República, em Lisboa, 13 de outubro de 2021. MIGUEL A. LOPES/LUSA
19 Dezembro 2023, 16h12

O Chega entregou um requerimento, esta terça-feira, para agendar debate de urgência sobre imigração em Portugal.

“Segundo o relatório ‘Perspetiva da Migração Internacional 2023’ da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado no dia de ontem, há uma evolução muito acentuada do número de imigrantes no nosso país, atingindo já 10% da população residente e 13,5% dos contribuintes”, recordou o partido liderado por André Ventura.

Como tal, o Chega defendeu que “importa discutir a capacidade do país e, em especial, dos serviços públicos para receber toda esta vaga de imigração, com especial atenção para os serviços de saúde e para o fenómeno do “turismo de saúde”, que o caso das gémeas brasileiras evidenciou”.

Ontem, o “Público” avançou que os estrangeiros residentes em Portugal foram responsáveis por um saldo positivo de 1.604,2 milhões de euros da Segurança Social. Em 2021, indica a mesma publicação, as contribuições dos estrangeiros atingiram os 1.293,2 milhões de euros.

Os dados, recolhidos do relatório anual do Observatório das Migrações, indica ainda que, em 2022, existem 87 contribuintes estrangeiros por cada 100 residentes, quase o dobro dos portugueses: 48 contribuintes por cada 100 residentes.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.