[weglot_switcher]
1128279
Em Foco

Economia europeia perde competitividade em termos globais e Portugal é dos que mais piora

A economia nacional deve sair das 50 mais competitivas do mundo, sendo ultrapassada por países como o Cazaquistão, Peru ou Iraque. Portugal é dos que mais perde numa Europa que passará de mais de um terço do PIB mundial em 2008 para menos de um quinto em 2038.

Atualidade

Portugueses viajaram mais neste ano de crise do que em 2022

Além dos destinos nacionais, como Madeira, Porto Santo, Açores e Algarve, os destinos mais escolhidos foram Cabo Verde, as Caraíbas, as ilhas espanholas e o Egito.

Tecnológica brasileira FCamara vai investir 25 milhões na Europa incluindo Portugal

A consultora especializada em comércio eletrónico e cibersegurança prevê assinar a primeira ‘non-binding offer’ na primeira ou segunda semana de janeiro.

Jacques Delors: “Senhor Europa” morreu aos 98 anos

Presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995 (Portugal entrou para o bloco em 1986), Jacques Delors foi decisivo na construção da Europa contemporânea: criação do mercado único, assinatura dos acordos de Schengen, o lançamento do programa Erasmus, a reforma da política agrícola comum e o início da União Económica e Monetária que conduziria à criação e introdução do euro.

Reforçar no inverno para chegar à ‘Champions’: “É muito provável que haja mexidas”, destaca especialista

Prémio pela entrada na Liga dos Campeões da próxima época deverá subir significativamente e isso faz com que este mercado de inverno, que abre para a semana, adquira uma importância fulcral para os próximos anos no futebol português. Sporting CP, SL Benfica e FC Porto “deverão mexer”, antecipa Luís Cassiano Neves, sócio fundador da 14 Sports Law, ao JE.

Esta série de certificados de aforro está a pagar juros de 6%

Série antiga está a pagar juros de 6% com a taxa Euribor em alta e prémio de permanência. Com o BCE prestes a descer taxas em 2024, especialista aconselha a apostar em depósitos a prazo mais longos para agarrar juros atuais antes dos cortes.
Exclusivo

Costi Perricos, da Deloitte: Sector público está a disputar com o privado liderança na IA

Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, no âmbito de uma deslocação a Portugal, Costi Perricos falou sobre Inteligência Artificial. Na opinião do líder global de Analítica e ‘Cognitive’ da Deloitte, os sectores públicos e privados não estão muito afastados na corrida tecnológica.

De Washington a Bruxelas: 2024, o ano de todas as eleições. Veja “A Arte da Guerra”

A poucos dias do novo ano, o embaixador Francisco Seixas da Costa analisa os processos eleitorais que vão decorrer no próximo ano, com especial destaque para os EUA “onde há quem diga que todos devíamos poder votar”. Mas nem só de eleições vai viver 2024.

Entrevista

Miguel Herdade: “O papel das universidades não é só formar para o mercado”

O diretor associado do Ambition Institute no Reino Unido diz ao JE que o nosso cérebro precisa mesmo de decorar para aprender e defende que um sistema de ensino que alimenta apenas as necessidades do mercado de trabalho é muito limitativo. “A universidade é um sítio que expande as fronteiras do cérebro humano e enriquece os conhecimentos de cada um”, salienta.

Mercados

Bolsa de Lisboa na linha de água contraria ganhos tímidos da Europa

Os títulos da Semapa registaram a maior perda da sessão desta quarta-feira, ao derraparem 0,75%, num dia de ligeiras perdas do PSI. Em sentido contrário, as congéneres europeias viveram um dia de leves ganhos.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

O Banco de Portugal publica informação sobre o sistema bancário português (terceiro trimestre de 2023), bem como os indicadores de estabilidade financeira relativos ao terceiro trimestre.

Opinião

A liderança que o país precisa

Se o maior partido da oposição o mais que consegue dizer sobre o novo líder do PS é que ele é que é radical e impulsivo, isso demonstra o receio e o desnorte em que aquele está mergulhado.

Crise política e impactos na habitação

A colaboração entre os setores público e privado, aliada a políticas claras e estáveis, será fundamental para moldar um ambiente propício ao crescimento e à melhoria habitacional em Portugal.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.