[weglot_switcher]

Votos da emigração devem colocar Montenegro à frente do Governo

Os resultados provisórios dos portugueses emigrantes vão ser revelados no final do dia e o líder da Aliança Democrática (AD) poderá ser indigitado como novo primeiro-ministro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
António Pedro Santos/Lusa
20 Março 2024, 08h24

A vitória da Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas realizadas a 10 de março, deverá ser confirmada esta quarta-feira, dia em que são conhecidos os resultados provisórios da votação recorde de emigrantes portugueses, avança o jornal “Eco”.

Deste modo, Luís Montenegro poderá ser indigitado, pelo Presidente da República, como novo primeiro-ministro já esta noite. Segundo indica a publicação, coligação liderada pelo PSD passará de 79 para 80 deputados, o PS de 77 para 78 e o Chega deverá alcançar os 50 mandatos.

A participação dos emigrantes nestas eleições poderá rondar os 22,7% em comparação com os 11,42% das legislativas de 2022, tendo em conta um total de 1.541.464 eleitores dos dois círculos no estrangeiro.

Estima-se que cerca de 350 mil boletins de votos cheguem a Portugal. Tudo aponta que 86% dos votos tenham sido contabilizados até terça-feira.

Assim, a indigitação de Montenegro para líder de Governo pode acontecer ainda esta quarta-feira, dia de reuniões finais de Marcelo Rebelo de Sousa com os partidos. O líder do PSD e da coligação AD vai ser conhecido hoje, pelas 17 horas, pelo Presidente da República.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.