Os CTT – Correios de Portugal foram distinguidos com desempenhos de topo a nível mundial nos dois rankings de sustentabilidade em que participam: o Carbon Disclosure Project (CDP) e o Sustainability Measurement and Management System (SMMS) do IPC – International Post Corporation.
Em comunicado a empresa liderada por João Bento diz que em 2023, a empresa obteve a pontuação de A- na vertente Climate Change no CDP, alcançando uma pontuação superior à média europeia e mundial das empresas de transporte e logística – que pontuaram respetivamente B e C -, fazendo parte do grupo de 12% das empresas deste setor que atingiram o patamar de liderança.
Para o apuramento dos resultados, o CDP 2023 analisou o desempenho carbónico das empresas do setor em 11 categorias, tendo os CTT alcançado o nível de liderança no que respeita a: emissões de âmbito 1 e 2, processos de gestão de risco, iniciativas de redução de emissões e produtos de baixo carbono, governança e energia.
Já no ranking SMMS do IPC, os CTT alcançaram uma pontuação de 79%, uma subida de 6 pontos percentuais face a 2022, mantendo o 5.º lugar num grupo de 23 operadores postais a nível mundial.
O programa “visa endereçar os objetivos de sustentabilidade do setor postal até ao final da década, focando-se em sete categorias de intervenção: saúde e segurança, formação, eficiência na utilização de recursos, alterações climáticas, qualidade do ar, economia circular e compras sustentáveis”.
Sobre o Sustainability Measurement and Management System (SMMS), o International Post Corporation destaca, como aspetos positivos do desempenho dos CTT face ao setor, o aumento da utilização de veículos elétricos, bem como a consequente redução das emissões de âmbito 1 e 2. Em paralelo, realçou ainda a eficiência carbónica e todos os desenvolvimentos efetuados em termos de saúde e segurança no trabalho.
Os CTT empregam 12.637 pessoas em Portugal.
Em 2023, a empresa registou rendimentos operacionais de 985,2 milhões de euros, um EBIT recorrente de 87,6 milhões de euros e um resultado líquido de 60,5 milhões de euros.
Os CTT transportaram 421,1 milhões de objetos de correio endereçado no ano passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com