O estado do Texas, nos Estados Unidos, anunciou que vai substituir quatro mil examinadores para os exames STAAR (um teste que faz avaliações em várias disciplinas como Matemática, Ciência e Estudos Sociais), por Inteligência Artificial.
Anualmente, o estado norte-americano contratava cerca de seis mil professores para fazer supervisão e correção destes testes. Este ano devem ser contratados menos de dois mil, com o remanescente a ser ocupado por Inteligência Artificial.
Com esta mudança, estima-se que o Texas deva poupar entre 15 e 20 milhões de dólares por ano.
Os testes STAAR foram redesenhados em 2023 e agora vão passar a ter menos perguntas de escolha múltiplas e mais perguntas abertas.
Com estas modificações, a Inteligência Artificial vai avaliar todas as respostas dadas nas perguntas abertas e depois um quarto das respostas devem ser avaliadas por humanos, conta o “Texas Tribune“.
A intervenção humana irá ocorrer também em situações em que a Inteligência Artificial mostre uma baixa confiança na pontuação que atribua a algumas respostas, e também quando encontrar uma resposta em que a programação não reconheça ou então em situações em que se faça recurso a palavras ou até calão num idioma diferente do inglês, acrescentou o “Texas Tribune”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com