O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, manifestou ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, a necessidade de existir nesta nova legislatura uma revisão da Constituição que amplie os poderes das Regiões Autónomas.
Para José Manuel Rodrigues entre as prioridades devem estar alterações legislativas, fiscais e “competências sobre o mar e as Zonas Económicas Exclusivas das duas Regiões [Madeira e Açores]”.
Num encontro entre os presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e da República, realizado na semana passada, José Manuel Rodrigues pediu também a José Pedro Aguiar Branco, que seja dada “especial atenção” à lei de finanças da Regiões Autónomas.
“Porque o Estado tem vindo a desresponsabilizar-se, do ponto de vista financeiro, das suas tarefas e incumbências para com os portugueses da Madeira e dos Açores. Há custos de soberania e de insularidade que são da responsabilidade do Estado e que estão a ser pagos pelos Governos Regionais e que devem ser assumidos pela República”, disse José Manuel Rodrigues.
O presidente da Assembleia da Madeira considerou também que “é possível ir mais além” no processo de audição que a Assembleia da República realiza aos Parlamentos Regionais, sobretudo no que diz respeito ao processo legislativo.
“A lei da eutanásia foi uma matéria do anterior mandato, que a Assembleia da República não ouviu os parlamentos regionais da Madeira e dos Açores. Sensibilizei o presidente da Assembleia da República para a necessidade de se fazer cumprir o dever de audição às Regiões Autónomas, em todas as matérias, mas sobretudo naquelas que têm impacto nos nossos arquipélagos”, acrescentou José Manuel Rodrigues.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com