A Efacec anunciou hoje que fechou dois contratos para o projeto de hidrogénio verde da Galp em Sines, com uma potência de 100 megawatts.
A companhia sediada em Matosinhos vai fornecer dois transformadores de potência de 160MVA cada. Ao mesmo tempo, a Efacec será igualmente responsável pela conceção, construção e fornecimento de outros equipamentos para uma subestação de 150kV AIS (Air Insulated Substation) e correspondentes interligações.
Segundo a empresa, a “subestação vai permitir o fornecimento de eletricidade à nova unidade de produção de hidrogénio verde com a capacidade de 100MW de eletrólise, cujo projeto se encontra já em fase de construção”.
“Este projeto é estrategicamente relevante dado o contexto global atual, no qual a transição para fontes de energia mais sustentáveis é cada vez mais urgente e prioritária. O envolvimento da Efacec num projeto desta magnitude, em contexto industrial e no segmento do hidrogénio verde, é um motivo de muito orgulho, posicionando a empresa como um player de excelência no desenvolvimento de soluções vitais para um futuro mais sustentável”, disse em comunicado Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.
A Galp vai investir 250 milhões de euros nesta unidade que visa descarbonizar, passar da versão produzida com base em combustíveis fósseis para o hidrogénio verde que depois é usado na produção na refinaria.
Por ano, prevê produzir até 15 mil toneladas, substituindo 20% do consumo atual de hidrogénio cinzento, reduzindo as emissões de gases com efeito estufa em 110 mil toneladas por ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com