A economia alemã cresceu 0,2% em cadeia no primeiro trimestre, desviando-se da recessão técnica que assombrava a maior economia do euro. Depois de uma contração de 0,5% entre outubro e dezembro de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha registou uma ligeira melhoria.
“Depois da queda do PIB no final de 2023, a economia alemã começou 2024 com um crescimento positivo”, destaca Ruth Brand, presidente do Destatis.
Segundo os dados, a recuperação deveu-se ao crescimento de 1,2% na formação bruta de capital fixo, nomeadamente por conta do forte investimento no sector da construção.
“Apesar da descida da inflação, as despesas de consumo final das famílias não recuperaram no primeiro trimestre de 2024. Diminuíram 0,4% face ao trimestre anterior”, destaca o órgão estatístico. No entanto, a entidade alemã evidencia o aumento do investimento e do comércio externo, sendo que as exportações avançaram 1,1% (quebra de 0,9% no trimestre anterior) e as importações subiram 0,6%.
Ainda assim, em termos homólogos, a economia alemã soluçou e caiu 0,2%, um valor que os economistas consideram inalterado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com