O ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales foi constituído arguido por crimes no caso das gémeas luso-brasileiras. A notícia é avançada pela “CNN Portugal” depois de consultar fontes próximas do caso e do ex-governante.
Lacerda Sales é agora suspeito de abuso de poder e tráfico de influências.
Nota a “CNN Portugal” que Luís Pinheiro, diretor clínico do Hospital de Santa Maria na época do tratamento das gémeas luso-brasileiras, está a ser alvo de buscas, e poderá ser também constituído arguido no caso. Lembrar que a Polícia Judiciária está a realizar buscas no Ministério da Saúde e no Hospital de Santa Maria, onde as crianças foram tratadas em 2020.
A casa de António Lacerda Sales, em Leiria, já foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária no início desta semana. De acordo com a publicação, o ex-secretário de Marta Temido prestou termo de identidade e residência.
As buscas domiciliárias e a constituição de arguido terão acontecido ao dia de ontem, no mesmo dia em que o ex-governante pediu à Assembleia da República para não ser ouvido esta quinta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso das crianças luso-brasileiras. Na comunicação ao Parlamento, Lacerda Sales invocou razões profissionais relacionadas com o acompanhamento de doentes, uma vez que continua a assumir funções médicas.
Perante a carta, a Comissão adiou a audição do ex-governante para 17 de junho. Assim, nesta altura, Lacerda Sales já vai prestar declarações aos deputados na qualidade de arguido no processo que envolve o tratamento de quatro milhões de euros às gémeas no Hospital de Santa Maria.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com