A Ferrovial e vários acionistas vendem 37% de Heathrow por 3.866 milhões de euros ao fundo de private equity Ardian e ao fundo soberano da Arábia Saudita, The Public Investment Fund (PIF). A notícia é avançada pelos jornais espanhóis, Expansión e La Vanguardia.
Os fundos franceses e sauditas ficarão com um terço do principal aeroporto de Londres e a empresa cotada da família Del Pino ficará com 5,25%.
A Ferrovial chegou assim a acordo para vender 19,75% do aeroporto londrino de Heathrow por 1,71 mil milhões de libras (2,03 mil milhões de euros), anunciou esta sexta-feira a empresa.
Este desinvestimento na empresa FGP Topco, dona da Heathrow Airport Holdings, concessionária do principal aeroporto de Londres, o maior da Europa em termos de número de passageiros e o quinto maior do mundo, é inferior ao inicialmente acordado com o fundo soberano saudita PIF e com o private equity francês Ardian, que são os compradores.
A Ferrovial tinha inicialmente aceitado vender 25% do aeroporto por 2,368 mil milhões de libras (2,808 mil milhões de euros). No entanto, vários acionistas exerceram o seu direito de venda na transação, o que obrigou a uma renegociação das condições.
Alguns dos acionistas da empresa decidiram exercer o seu direito de preferência para aceitar também a oferta do fundo francês Ardian e do fundo soberano da Arábia Saudita, The Public Investment Fund (PIF), por mais 35%.
A transação está sujeita ao cumprimento do Right of First Offer (ROFO) e aos direitos de tag-along completos — proteção legal aos acionistas ordinários minoritários — que podem ser exercidos pelos outros acionistas da Topco, conforme acordo de acionistas e os estatutos da empresa.
Finalmente, os investidores sauditas e franceses propuseram-se comprar 37,62% por 3,259 mil milhões de libras (3,866 mil milhões de euros). A oferta foi aceite pela Ferrovial e pelos outros acionistas, que decidiram vender as suas ações proporcionalmente.
A Ferrovial manterá 5,25% do capital, abaixo dos 10% dos outros acionistas que vendem na mesma operação.
A Ardian e a PIF deterão 22,6% e 15%, respetivamente, através de veículos separados.
Dado que os restantes acionistas podem ainda exercer direitos de venda e que é necessário obter autorizações regulamentares, a empresa hispano-holandesa reconhece que não há certezas de que a operação seja concluída com êxito.
A Ferrovial parece assim ter encontrado uma solução para desbloquear a venda de 25% do aeroporto Londres-Heathrow que tinha anunciado no final de novembro do ano passado.
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