[weglot_switcher]

Euro2024: Portugal é a terceira seleção mais valiosa da competição

Apesar da surpreendente derrota frente à Geórgia, Portugal mantém intacto o valor de mercado e só duas seleções superam o campeão da Europa em 2016.
Portugal
2 – Cristiano Ronaldo
27 Junho 2024, 10h29

Portugal tem a terceira seleção mais valiosa do Euro2024 com uma avaliação de 1.060 milhões de euros, de acordo com estimativa do site “Flashscore”. Só Inglaterra e França têm avaliação acima da equipa treinada por Roberto Matínez.

Destaca a “Flashcore” que o campeão da Europa em 2016 é uma das equipas em destaque em relação ao valor de mercado, sendo que a equipa portuguesa tem uma avaliação 125% superior à média da avaliação das seleções deste Euro: 470 milhões de euros. O jogador melhor cotado em termos de valor de mercado é Rafael Leão: o avançado do AC Milan tem uma avaliação do passe futebolístico de 89 milhões de euros.

A Inglaterra lidera a avaliação dos plantéis deste Euro2024. Segundo a “Flashcore”, essa avaliação está agora em 1.400 milhões de euros, um valor superior ao PIB anual de dez países, incluindo República Dominicana, Samoa e Micronésia, entre outros. Já a França está avaliada em 1.260 milhões de euros e é a segunda seleção mais cara da prova.

Portugal, que já estava apurado, perdeu ao dia de ontem por 2-0 com a estreante Geórgia, que se qualificou para os oitavos de final do Campeonato da Europa de 2024, nos quais a equipa lusa defrontará a Eslovénia.

Em Gelsenkirchen, Khvicha Kvaratskhelia, aos dois minutos, e Georges Mikautadze, aos 57, de grande penalidade, para o seu terceiro tento na prova, selaram o triunfo dos georgianos, que se apuraram como um dos quatro melhores terceiros.

Por seu lado, a Turquia venceu por 2-1 a República Checa, com golos de Hakan Çalhanoglu, aos 51 minutos, e Cenk Tosun, aos 90+4. Tomás Soucek faturou, aos 66, para os checos, que jogaram com 10 desde os 20, por expulsão de Anton Barák.

Portugal, que já tinha assegurado o primeiro lugar do agrupamento, acabou com seis pontos, contra seis dos turcos, segundos, quatro dos georgianos, terceiros, e um dos checos, quartos, que foram eliminados.

Nos ‘oitavos’, os jogos são Suíça-Itália e Alemanha-Dinamarca, no sábado, Inglaterra-Eslováquia e Espanha-Geórgia, no domingo, França-Bélgica e Portugal-Eslovénia, na segunda-feira, e Roménia-Países Baixos e Áustria-Turquia, na terça-feira.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.