[weglot_switcher]

Ministério da Administração Interna garante que está a par dos problemas nas forças de segurança

Depois do relatório do IGAI ser conhecido, o Ministério afirmou em comunicado que, desde o momento em que se inteirou sobre a situação atual, desencadeou, de imediato, “ações corretivas e de reestruturação que foram entendidas como necessárias”.
27 Junho 2024, 18h29

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) alertou hoje para a falta de viaturas e de polícias na PSP e GNR, segundo as conclusões do seu relatório de 2023. Depois da divulgação deste relatório, o Ministério da Administração Interna afirmou que inteirou-se, logo após a tomada de posse, a 2 de abril, das deficiências e dificuldades operativas e de infraestrutura das forças de segurança.

O relatório revela as maiores falhas que a PSP e GNR enfrentaram durante o mandato do antigo governo, sendo que apesar do atual executivo já se ter inteirado dos problemas, ainda há um caminho a percorrer para a sua resolução.

Em comunicado, o Ministério sublinha que, desde o momento em que se inteirou sobre a situação atual, desencadeou, de imediato, “ações corretivas e de reestruturação que foram entendidas como necessárias”.

“A nomeação do novo Diretor Nacional para a Polícia de Segurança Pública, a análise e revisão das necessidades de infraestruturas e de meios, em ambas as forças de segurança, foram ações já tomadas, são algumas dessas medidas”, refere a tutela de Margarida Blasco.

O Ministério tem tentado negociar com os sindicatos das forças de segurança, com o objetivo de melhorar as condições e carreiras destes profissionais. Sendo que espera ter, em breve, “a tarefa concluída”, “com a participação e emprenho de todas as partes”.

Em comunicado, o Ministério avança que tem um conjunto de ações e restruturações do plano operacional que garantirão a salvaguarda da segurança. Sublinhando que serão suprimidas muitas das deficiências agora sentidas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.