[weglot_switcher]

Volvo com lucro operacional de 710 milhões no segundo trimestre

O lucro operacional atingiu os 710 milhões de euros. Mas os acionistas terão de esperar até 2026 para sentirem as melhorias patrocinadas pelos fortes investimentos da empresa.
Volvo
18 Julho 2024, 09h43

O lucro operacional (EBIT), excluindo joint ventures e associados, da Volvo Cars foi de 8,2 mil milhões de coroas suecas, (aproximadamente 710 milhões de euros) o maior valor de sempre num único trimestre, o que corresponde a um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2023, refere a empresa em comunicado.

A margem de lucro operacional correspondente atingiu um recorde de 8,1% quando comparado com os 6,3% registados no ano passado. “Esta melhoria na rentabilidade foi o resultado de vários fatores, com destaque para a disciplina de preços da empresa, para o seu controlo interno de custos e para o crescimento sustentado das suas vendas”.

Durante o trimestre, as vendas globais cresceram 15% em relação ao ano anterior, para 205.400 automóveis. “Isto foi impulsionado pelo desempenho dos automóveis eletrificados da marca – tanto híbridos plug-in como 100% elétricos – cujas vendas cresceram 43% no segundo trimestre, em comparação com o período homólogo”.

Durante o trimestre, 48% do volume global de vendas da Volvo Cars consistiu em automóveis híbridos plug-in e 100% elétricos, cuja quota de vendas subiu para 26%. “A forte procura dos automóveis eletrificados da Volvo Cars, demonstrada pelas vendas do seu SUV mais compacto, o Volvo EX30, um verdadeiro sucesso de vendas que já se encontra entre os três automóveis elétricos mais vendidos na Europa, enquanto o Volvo XC60 PHEV continua a ser o híbrido plug-in mais vendido na Europa nos últimos meses”.

“Apresentámos um forte desempenho no segundo trimestre de 2024, com uma rentabilidade recorde, demonstrando a nossa capacidade de criar valor apesar de um ambiente geopolítico e de um ambiente económico complexo. A nossa principal dinâmica operacional mantém-se firme, graças à força da nossa estratégia equilibrada, à nossa carteira de produtos e à nossa capacidade de resposta ágil e decisiva aos ventos contrários”. “A nossa marca e os nossos valores em torno da segurança e da sustentabilidade, bem como a nossa abordagem tecnológica única, continuam a ser bem recebidos junto dos clientes. Durante o ano, aumentámos a nossa quota de mercado na Europa para o nível mais elevado de sempre e aumentámos também a nossa quota nos EUA, gerindo simultaneamente a nossa posição de mercado na China”, disse, citado pelo comunicado, Jim Rowan CEO da Volvo Cars

“A partir de 2026, a Volvo Cars espera entregar fortes fluxos de caixa à medida que a escala de investimentos diminui e começa a colher os benefícios de longo prazo de sua estratégia com maior receita e lucros”, conclui o comunicado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.