[weglot_switcher]

Volvo Cars produziu pela última vez um automóvel a gasóleo

A marca sueca canaliza cada vez mais esforços para os veículos eletrificados, para fazer face ao aumento da procura existente no mercado.
27 Março 2024, 18h18

A Volvo Cars produziu esta terça-feira aquele que terá sido o último modelo a gasóleo produzido pela empresa sueca. Trata-se do cumprir de uma promessa feita em 2023 e que segue a linha dos objetivos da empresa no que diz respeito à transição energética.

Em causa está um Volvo XC90, produzido na fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia. Este vai seguir para Gotemburgo, onde será exposto no museu da marca.

Em comunicado, a empresa recorda que, em 2020, o gasóleo “liderava as vendas de veículos novos”, ao passo que as viaturas eletrificadas ainda estavam a iniciar o seu percurso nos mercados internacionais. Deste então, as coisas mudaram muito em face do aumento da procura não apenas por viaturas 100% elétricas, assim como híbridas.

Com o fim do diesel, além dos modelos movidos a energias verdes, a Volvo Cars só vai lançar viaturas com motores a gasolina. A marca sublinha que se trata de uma “nova era” e reiterou que, com esta medida, quer “responder à crise climática”.

“Os automóveis elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão”, de acordo com as declarações do CEO da Volvo, Jim Rowan, citadas no mesmo comunicado. Isto porque “geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de gases de escape”, assinala o responsável.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.