[weglot_switcher]
1201777
Em Foco

Grupo Os Mosqueteiros investe 100 milhões na abertura de 80 lojas em cinco anos

 Os donos do Intermarché, do Bricomarché e da Roady vão investir forte em Portugal, com enfoque para o interior do país. “Vamos para onde, entre aspas, ‘ninguém vai’. Mas nós vamos”, salientou Pedro Subtil.

Atualidade

Líderes da CGD, BCP e BPI negam cartel da banca em uníssono

Paulo Macedo, Miguel Maya e João Pedro Oliveira e Costa aproveitaram as apresentações de resultados semestrais para desmentirem, em uníssono, a existência de concertação entre os 14 bancos que são acusados no chamado caso do cartel da banca, que incide sobre factos ocorridos entre 2002 e 2013.

Caixa entrega ao Estado dividendo extraordinário de 825 milhões de euros

Forte dinâmica comercial e redução das provisões para malparado explicam resultado histórico de 889 milhões de euros no primeiro semestre, maios 46% que no mesmo período de 2023. Paulo Macedo anuncia dividendo extraordinário de 825 milhões de euros a entregar ao Estado.

Lucro do BCP aumenta 14,7% no primeiro semestre para 485,3 milhões de euros

O maior banco privado português divulgou esta quarta-feira os seus resultados do primeiro semestre de 2024: uma subida dos lucros face ao mesmo período do ano passado.

EUA: Fed mantém juros em máximos pela oitava reunião seguida

A expectativa do mercado já indicava uma elevada probabilidade de ficar tudo na mesma nos juros diretores da maior economia mundial, mantendo-se o foco na reunião de setembro, quando é expectável a primeira descida.

Isenção de IMT e de Selo para jovens entra em vigor. Saiba o que muda

Os jovens até aos 35 anos podem, a partir desta quinta-feira, 1 de agosto, ter isenção do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS) na compra da primeira habitação própria e permanente. O JE preparou um guia com as novas regras. Há benefícios e penalizações, dependendo dos requisitos fixados na lei. Saiba o tudo o que muda.

Despesa disparou 5,4 mil milhões de euros no primeiro semestre

Em comparação com o período homólogo, registou-se um acréscimo de 11,2% na despesa efetiva, ou 5,4 mil milhões de euros, segundo os dados da DGO. Já a despesa primária cresceu 11,4%, enquanto a receita efetiva caiu 4,1%.

Líder do Hamas assassinado por Israel em Teerão. O que se seguirá?

O líder político do Hamas, que vivia no Qatar há vários anos, foi assassinado em Teerão esta madrugada, onde estava para a tomada de posse do novo primeiro-ministro iraniano. Guerra regional afigura-se cada vez mais provável e analistas sublinham o timing dos ataques, após a visita de Netanyahu aos EUA, bem como a probabilidade cada vez menor de um cessar-fogo em Gaza.

Conhece o “direito à reparação”? Novas regras para consertar telemóveis e eletrodomésticos entraram em vigor

A diretiva europeia estabelece que, após o período de garantia legal, equipamentos como smartphones, máquinas de lavar roupa ou aspiradores, são tecnicamente reparáveis. As marcas também têm de fornecer peças sobresselentes a um bom considerado acessível.

Inteligência Artificial e os desafios da disrupção tecnológica. Ouça o podcast do JE e VdA, “A quem de Direito”

A regulamentação da Inteligência Artificial como autêntica disrupção tecnológica apresenta enormes desafios que importa conhecer para compreender o impacto massivo que representa. Magda Cocco, sócia da VdA responsável pelas áreas de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia e Digital Frontiers, é a convidada deste episódio do podcast em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida.

Entrevista

Portugal Fresh diz que a sociedade olha para o sector agroalimentar como “envelhecido e parado no tempo”

A Portugal Fresh continua a rumar a novos mercados para mostrar o que de melhor se faz em Portugal. Exemplo disso foi a última viagem ao Brasil, onde a agricultura pesa 25% do PIB. Além da abertura de portas para novas geografias, o presidente da associação, Gonçalo Santos Andrade, quer mostrar que o agroalimentar português produz com qualidade e tem vantagem competitiva.

Mercados

PSI despede-se de julho com subida de mais de 1%

O último dia do mês foi marcado pelas apresentações dos resultados dos bancos portugueses, sendo que o principal índice da bolsa de Lisboa foi impulsionado pelos ganhos da Jerónimo Martins, que recupera depois de várias sessões a registar perdas.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Banco de Inglaterra anuncia política monetária, Banco de Portugal divulga dívida pública em junho e Apple, Amazon, Shell e Intel apresentam resultados.

Opinião

Será que o futuro já mora nas nossas empresas?

Sem competências não há transição digital e sem entender a Inteligência Artificial será difícil ter sucesso. E a competência mais segura atualmente é a aprendizagem ao longo da vida.

O lado comercial do SNS

Relato neste artigo um episodiozito que mostra o quanto o Sistema Nacional de Saúde se tem vindo a arrastar de ética e miséria materialista.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.