[weglot_switcher]

Caso das gémeas: Ventura pede entrega de todos os documentos e fala em boicote

Líder do Chega adverte que é preciso “entregar todos os elementos de investigação de prova de análise” à CPI e PGR. “Não os divulgar constitui um crime”, recorda André Ventura sobre a investigação em torno do caso das gémeas.
31 Julho 2024, 15h28

O presidente do Chega, André Ventura, pediu esta quarta-feira que se entregassem todos os documentos relativamente ao caso das gémeas.

“Esta CPI, bem como a investigação que está em curso, não continuarão de forma eficaz se se mantiver uma atitude de boicote persistente por parte de outras autoridades”, sublinhou.

Para Ventura, é preciso “entregar todos os elementos de investigação de prova de análise à Comissão Parlamentar de Inquérito, à Procuradoria Geral da República. Não os divulgar constitui um crime”.

“Esta CPI não foi a primeira a pedir estes documentos. Antes disso, numa ação judicial e numa ação administrativa promovida por um canal de televisão, neste caso a TVI e a CNN. A presidência foi instada a entregar todos os elementos que disponha. Este é claramente um elemento de ordem administrativa que não foi entregue”, disse o líder do Chega.

Ventura recordou que “foi enviado ao Parlamento uma lista onde a Presidência da República detalhava os elementos que foram entregues, nomeadamente, emails, ofícios e atos administrativos”. “Tal como dissemos na audiência da CPI faltavam estes elementos e também eles não foram entregues à PGR”.

O líder do Chega deixou ainda um “apelo a todas as entidades públicas deste país envolvidas neste caso, que não deixem de cumprir os seus deveres legais por qualquer razão política”.

Foram encontrados os dois e-mails perdidos da Presidência da República e nunca enviados para o Ministério Público e Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, relativos ao designado caso das gémeas luso-brasileiras que receberam tratamento em Portugal.

O líder do Chega, André Ventura, tinha levantado a questão da troca de e-mails estar incompleta e confusa. “O Presidente pede a Frutuoso de Melo que veja o caso e depois só há o e-mail da dra. Maria João Ruela para Nuno Rebelo de Sousa. Não temos, ou do Presidente ou de Frutuoso de Melo, para si”, atirou Ventura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.