As exportações dos vinhos portugueses registaram, em termos de valor, no primeiro semestre, 452,4 milhões de euros, o que representou uma ligeira subida de 1,25% face ao período homólogo, de acordo com os dados revelados pela ViniPortugal esta segunda-feira.
Em relação ao nível do volume de litros exportados, verificou-se um aumento de 8,5%, para um total de 171,5 milhões de litros, com um preço médio de 2,64 euros/litro.
A Associação Interprofissional do Vinho explica que a diferença de crescimento entre valor e volume se deve a uma descida do valor do preço médio em 6,52%, refletindo a pressão dos stocks que se faz sentir no sector vitivinícola em termos globais.
No que diz respeito aos mercados de exportação, destacam-se, ao nível do valor, a França (53,4 milhões de euros), seguindo-se os Estados Unidos da América (50,1 milhões) e o Brasil (38,9 milhões).
Também no volume exportado (litros), França mantém a posição de liderança (17,5 milhões de litros), seguida pela Espanha (16,4 milhões) e e Angola (15,3 milhões).
Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, considera que o sector continua “a ter um desafio no que toca ao preço médio, que reduziu em vez de aumentar, como era a nossa expectativa. No entanto, os números continuam a sublinhar a competitividade, a resiliência e a qualidade do vinho português no panorama global. Continuamos empenhados em promover os nossos vinhos e em encontrar soluções que maximizem o seu valor nos mercados internacionais”.
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