O ministério dos Negócios Estrangeiros da China considerou que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália não devem avançar na cooperação que têm em submarinos nucleares, até que a comunidade internacional alcance um consenso sobre salvaguardas e outros assuntos, adiantou a Reuters.
A agência noticiosa acrescenta que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, e a Austrália chegaram a acordo para trabalhar na transferência de oito submarinos com propulsão nuclear e armas convencionais para a Austrália até 2050, no âmbito do programa AUKUS.
O AUKUS tem entre os seus objetivos reforçar a capacidade de cada um dos governos, no apoio aos interesses nas áreas da segurança e defesa, com base em acordos bilaterais duradouros e contínuos. O programa quer também promover partilha de informação e tecnologia, uma maior integração da ciência, tecnologia, bases industriais e cadeias de abastecimento ligadas aos sectores da segurança e da defesa.
Para o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, o AUKUS “minou os esforços para manter a paz e a segurança regionais”, salientou a Reuters.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com