O secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, apelou a que as pessoas circulem nas estradas com cuidado e respeito pela sinalização, durante uma visita aos locais afetados pelos incêndios, que deflagram desde a passada quarta-feira, na Região Autónoma da Madeira.
O objetivo da visita foi de verificar o estado dos equipamentos e infraestruturas públicas. O governante salientou que um dos equipamentos que inspirava grande preocupação era a Central Hidroelétrica da Serra de Água, que, “apesar do susto, não apresenta danos de maior”, acrescentando que esta central “é um equipamento fundamental” na produção de energia elétrica da Região Autónoma.
Sobre as estradas regionais o governante disse que “a maior parte das que se encontram encerradas” são por precaução, de modo a que as pessoas “não se desloquem em áreas” onde o fogo se encontra ativo, como no Paul da Serra, “e se encontrem totalmente ao dispor dos meios de proteção civil de combate aos incêndios”.
O governante acrescentou que nas estradas que “apresentam alguma instabilidade” nos taludes sobranceiros, os serviços da Direção Regional de Estradas “já se encontram no terreno” para proceder à avaliação das condições de segurança e posterior limpeza.
O secretário regional esteve também na Ribeira Brava e Câmara de Lobos, em concreto na Serra de Água e na Fajã das Galinhas, onde elementos do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) estão a proceder à avaliação dos taludes, para posteriormente informarem as autoridades locais das condições de segurança da Estrada Municipal.
Pedro Fino salientou também a necessidade das pessoas respeitarem as recomendações das entidades locais e regionais.
“Pedimos a todas as pessoas que circulam nas estradas o máximo de cuidado e o respeito integral pela sinalização, porque os taludes sobranceiros às Estradas Regionais e municipais apresentam alguma instabilidade devido aos incêndios”, disse o governante.
O governante disse também que os serviços tutelados pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas vão continuar a “efetuar um trabalho contínuo de avaliação das zonas afetadas pelos incêndios” em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com