[weglot_switcher]

Engenharia Aeroespacial é campeã das notas de entrada na universidade. Eis o Top 10

Os cursos de Engenharia Aeroespacial, nas Universidades do Porto e do Minho, respetivamente, registam as médias de entrada mais altas no Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior em 2024/2025. Os resultados foram divulgados este domingo, 25 de agosto, pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação e pode consultá-lo no JE.
25 Agosto 2024, 00h10

Engenharia Aeroespacial é o curso com a nota mais alta na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso de 2024, cujos resultados foram divulgados ao primeiro minuto deste domingo, 25 de agosto pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Pode consultar aqui a lista das colocações, as notas e as vagas não preenchidas curso a curso e instituição a instituição: cna2024_1f_resultados

A licenciatura em Engenharia Aeroespacial, criada este ano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, esgotou as 30 vagas com o último aluno a entrar com uns mirabolantes 19,45 valores. A nova licenciatura é financiada pelos fundos do programa Next Generation EU do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

A mesma Engenharia Aeroespacial, mas desta feita, ministrada na Universidade do Minho, e que no ano passado, encimou o podium, surge em segundo lugar na tabela, com 19,14 valores.

Matemática Aplicada à Economia e à Gestão catapulta o centenário ISEG para o terceiro lugar das notas de entrada mais altas, com 18,90 valores, na que é, provavelmente, a ascensão mais surpreendente ao nível do podium.

O concurso deste ano traz em quarto lugar também um “inquilino” novo face ao ano assado: Inteligência Artificial e Ciência de Dados. O curso da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto esgotou as 60 vagas, com o último ingressado a apresentar 18,75 valores.

O quinto é ocupado por Engenharia Aeroespacial, do Instituto Superior Técnico, curso pioneiro e durante muitos anos a única formação em Portugal nesta área do conhecimento. A última nota de entrada foi 18,73.

Os restantes cinco lugares do top 10 são mais diversificados. Em sexto encontramos Engenharia e Gestão Industrial, também ministrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o último aluno colocado com a média de 18,63. Seguem-se mais um curso da Universidade do Porto: Arquitetura, com 18,60 valores.

Em oitavo lugar surge o primeiro curso de Medicina, melhor dois – ambos na Universidade do Porto. No curso do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o último colocado apresentou 18,55 valores, e na Faculdade de Medicina, a nota foi de 18,48.

A décima nota mais alta pertence a um aluno entrado em mais um curso de Engenharia Aeroespacial, desta feita na Universidade de Aveiro: 18,38 valores.

O primeiro curso de Letras com média mais elevada é Línguas e Relações Internacionais, com 18,18 valores.

Na na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso para o ano letivo 2024-2025 no ensino superior público foram colocados 49.963 novos estudantes. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação 56,1% dos estudantes colocados na sua primeira opção de candidatura e 87,8% numa das três primeiras opções.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.