Quando o consumidor se confronta com dificuldades financeiras, o pior que pode fazer é deixar arrastar a situação. Deve contactar de imediato as entidades credoras, mesmo que ainda não se encontre em incumprimento, apresentando a situação em que se encontra.
Quando existam prestações em atraso é ainda mais urgente efetuar esse contacto, uma vez que, se não for estabelecido um acordo, a dívida tenderá a aumentar. Evite contrair novos créditos para fazer face às dificuldades financeiras, pois essa decisão poderá ser o início de um processo “bola de neve”.
O consumidor pode pedir ajuda à DECO?
Pode. Qualquer consumidor ou família confrontada com dificuldades financeiras pode pedir a orientação ou mesmo o apoio do Gabinete de Proteção Financeira da DECO.
A nossa atuação passa pela análise da situação socioeconómica do consumidor e, sempre que se justifique, pelo contacto com as entidades credoras com o objetivo de efetuar uma reestruturação dos contratos de crédito/dívidas, encontrando assim formas que permitam ao consumidor cumprir com as suas obrigações financeiras e reorganizar o seu orçamento familiar.
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